Governo Federal atende pedido da Secretaria de Saúde e Pinda receberá três novas ambulâncias
Processo de solicitação teve início em fevereiro de 2022 e deste então vem sendo acompanhado por técnicos da Secretaria de Saúde de Pinda
A Prefeitura e Pindamonhangaba vai receber mais três ambulâncias para serviços de emergência: uma para a base do SAMU de Moreira César, de modelo básico, e duas para a Base de Pindamonhangaba (uma básica e uma avançada).
As ambulâncias foram solictadas pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba ao Ministério da Saúde em fevereiro de 2022 e fazem parte do Projeto Diagnóstico e Reestruturação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o objetivo expandir e renovar a frota de serviços de transporte de urgência e emergência.
A secretária de Saúde, Silvia Mendes, explicou que o critério para contemplação era para municípios que possuíam veículos com idade igual ou superior a cinco anos de utilização no SAMU, e com cadastro no banco de dados da logística e na ferramenta REDMINE - Ferramenta on-line disponibilizada pela CGURG.
“Efetuamos o nosso cadastro em fevereiro de 2022, com as propostas N° 9705 e Nº 9706 e estávamos atentos às liberações do Ministério da Saúde. Chegamos a fazer contatos referentes às nossas solicitações, porém tivemos respostas negativas em janeiro de 2023. Continuamos insistindo com a questão e, agora, em junho, recebemos a confirmação do Ministério via Núcleo de Contratos e Logística”.
O prefeito Dr. Isael Domingues comemorou a conquista. “Devemos receber em julho essas três ambulâncias, uma modelo básico e uma modelo avançada para serviços de transporte emergencial de pacientes. É uma grande conquista para a Saúde de Pindamonhangaba e para os usuários do SUS. Ficamos muito orgulhos com esse trabalho da equipe da Secretaria de Saúde, que ficou atenda ao Programa Federal, e rapidamente efetuou o nosso cadastro, preenchendo todos os requisitos para comprovarmos ao Ministério da Saúde que estávamos aptos ao recebimento dos veículos. Assim que recebermos as ambulâncias e já vamos colocar para rodar, para buscar pacientes em situação de emergência e levar à unidade referência para o atendimento”, declarou Dr. Isael.